Analise: Helikon-Tex para o Inverno!

Features
Review informations
Category Tactical clothing
Subcategory Battle Dress Uniforms
Model Several
Brand Helikon
General Informations
Creation date January 07, 2013
Views 2354
Comments 0
Likes 0
Language Português
Confidentiality Public



Type

Subject

Description




Your request has been sent to the content admin. here

Está frio, acho que já perceberam. E não podemos deixar de jogar o nosso desporto preferido só porque os termómetros são menos generosos nestes meses de Inverno. Pois a pensar nisso mesmo, trazemo-vos algumas propostas da Helikon-Tex. São na verdade dois tipos de casaco diferentes, um mais táctico, outro mais prático e um sempre simpático gorro. Só podemos dizer que depois desta análise, frio não teremos mais nos próximos dias...

É verdade, gente poupada! Nem todos os produtos que compramos em saldos nas lojas de desporto servem para a nossa actividade. Seja a cor que não é bem o padrão certo para andar no mato, seja a qualidade dos tecidos que não são feitos a pensar nas duras condições que os expomos.

Há uns tempos pensei em adquirir um casaco para as frias manhãs de domingo quando vou jogar Airsoft. A oferta não é muita nem beneficia o nosso desejo de adaptar os padrões aos nossos camuflados. Ora faltam bolsos para os mais diversos itens que temos de carregar, ora o material não é de grande qualidade, ora são quentes demais, ora pouco agasalho fornecem ou simplesmente exibem uma cor que nos identifica a quilómetros.

Entretanto, a Helikon-Tex mostrou-me duas apostas que tinham em mente para o Inverno. Uma aposta clara na flanela e outra num conceito completamente novo de casacos tácticos. Pelo meio até juntaram um gorro camuflado que combina muito bem com as necessidades de qualquer jogador de airsoft de se confundir com o terreno. O resultado não podia ser melhor!

Liberty - Heavy Fleece Jacket

Começo pelo conceito de casaco que acho mais apetecível. Não é que seja propriamente "todo-o-terreno", até porque não é lá muito impermeável e adequado à chuva, mas a sua composição em flanela dupla de 390g é excelente para reter o calor, ao mesmo tempo que expele humidade. Cerca de 20 minutos com o casaco vestido e a fazer algum exercício mais puxado e a correr e apercebi-me que, de facto, o tecido funciona muito bem. Mesmo com algumas horas de jogo em cima, com algum típico suor pelo exercício, o tecido manteve o calor corporal combatendo uma temperatura exterior baixa sem se tornar insuportável. Não vou falar de temperaturas porque cada um tolera temperaturas diferentes. Digamos que num dia frio, fez muito bem o seu trabalho. Quanto ao suor, além da já mencionada característica de permitir a saída de humidade, destaque para as aberturas laterais nos sovacos que ajudam a uma melhor ventilação. Bem pensado.

O casaco que testei é o Olive Green/Black por combinar perfeitamente com os padrões de camuflado que uso, Multicam e Olive Drab, mas também se pode adaptar ao Woodland e Preto que uso de forma esporádica.

Os ombros são protegidos por um tecido mais robusto de polyester que é impermeável. Ou seja, apesar do casado ser de flanela, em caso de chuva, sempre tem uma pequena protecção, mas acima de tudo é uma zona propensa a maior desgaste devido a coletes e slings de arma. Também os cotovelos são reforçados com este tecido para o uso mais intensivo.

Mas a nível táctico é onde o casaco brilha realmente. São ao todo seis bolsos exteriores. Possui até um bolso de dupla abertura no fundo das costas (que funciona muito bem como "dump pouch"). Não existe, no entanto, nenhum bolso interior, mais uma indicação que este casaco é pensado para se usar um colete táctico por cima. Mas os que existem nos braços são úteis para mapas e outros objectos de uso mais frequente. E, claro, o velcro cosido nos bolsos dos ombros que, para aqueles patches que gostamos de usar, são excelentes.

A nível de fechos, além dos fechos éclair da YKK (que não têm o mesmo problema do casaco Jackal, mas já lá vamos) de grande qualidade com puxadores de tecido, uma presilha de cintura para ajuste na parte inferior, duas presilhas para ajuste de punho com velcro de alta performance e uma presilha elástica de ajuste do pescoço garantem que frio não terão!

Só não gostei do facto de não possuir bolsos para as mãos. Afinal este casaco foi pensado para se usar um colete por cima, mas mesmo assim era simpático ter onde colocar as mãos em caso de uso sem esse colete. Será que a Helikon está a dizer que um operacional não mete as mãos nos bolsos? Hum...


Características:

-Seis bolsos dispostos pelos braços e peito: dois no peito, dois nos ombros, um no antebraço esquerdo e um com dupla abertura no fundo das costas, todos com fecho éclair.
- Aberturas para ventilação das axilas
- Ombros e cotovelos reforçados.
- Gola alta com ajuste de fecho.
- Presilhas de ajuste de pulso com velcro.
- Cintura ajustável
- Velcro nas mangas (Ombros).
- Fechos éclair da YKK.

O casaco Liberty está disponível na Helikon-Tex também em padrões Black, Coyote e Foliage.

Jackal - Softshell Jacket

Na linha de inovações e boas ideias que a Helikon-Tex tem vindo a apresentar, o Jackal é uma autêntica peça de engenharia. Com a sua dupla camada de tecido a que deram o nome de Sharkskin, não só o exterior é semi-impermeável com o seu revestimento em alta densidade em Teflon genuíno da DuPont, como o interior é de flanela perfurada. Também aqui o tecido garante a preservação do calor enquanto liberta a humidade.

Até mesmo a cor do casaco que analisei lembra a de um tubarão (Shark). Apesar de parecer um mero cinzento, na verdade é um tom muito interessante chamado Foliage. Este tom é, de facto, cinzento, mas esverdeado e permite integrar com outras peças em Olive Drab ou camufladas. Ideal mesmo seria um verde mais escuro, mas de notar que o Jungle Green que a Helikon-Tex fornece é demasiado forte para o nosso tipo de vegetação. Por outro lado a minha escolha por esta cor também tem de ver com algumas missões urbanas em que se adapta muito bem.

Apesar de não ser desenhado para performances mais duras, mesmo com os cotovelos reforçados, o Jackal é um excelente casaco para patrulha ou missões de longa duração. A quantidade de bolsos, nove ao todo, garante o transporte de diversos itens e destaco particularmente o bolso no lado esquerdo do peito com um pequeno furo para o uso de auriculares do rádio ou telemóvel.

A verdadeira novidade e grande destaque do Jackal, porém é o novíssimo sistema Quick Side Access. Este sistema é excelente para todos os que carregam uma pistola em coldre de cinto ou que desejam proteger a arma, seja dos elementos, seja dos olhares exteriores. Com um simples puxar de um cordel na frente, todo o lado se abre com um só movimento, garantindo o acesso ao coldre. Mas não pensem que é algo que se abre com demasiada facilidade. Uma tira de Velcro, um fecho de plástico e um fecho ecláir garantem que se fecha completamente. Simplesmente genial.

Só que este sistema não é bem compatível com todos os coldres. Ou seja, quando usarem um coldre têm é de o escolher. Até mesmo a arma parece ter de ser mais fina. O que testamos na imagem, um coldre de plataforma rígida com uma Sig Sauer P226, ficou um pouco grande demais e parece-nos que o mais indicado será um coldre formado de plástico, o chamado coldre "táctico".

Como já disse, este casaco não é tão resistente com o anterior. A nível de agasalho, diria que está um pouco mais abaixo e o uso de colete fica quase fora de questão pela falta de bolsos acessíveis nas mangas e porque o QSA precisa de acesso lateral. Mas, honestamente, como casaco de uso diário ou para jogos de Airsoft em que não é preciso o colete ou, pelo menos, precisamos andar "mais leves", este casaco é perfeito e encontro poucos defeitos nele a nível de design e performance dos seus componentes. Diria que é uma boa escolha pelo elevado nível de qualidade do tecido que não compromete, pelas ideias excelentes de bolsos, ventilação e acessos.

Só não gosto mesmo dos ruídos dos fechos fazem em movimento. Justificava-se, talvez o uso de um outro material que não metal, ou pelo menos revestí-los com algo para eliminar o barulho como fizeram com os puxadores de tecido no casaco Liberty que já falámos. Apesar de serem de excelente qualidade e de fabrico nipónico (também marca YKK), como são em elevada quantidade por todo o casaco, ao andar são ruidosos. E nem se fala durante um jogo que não queiramos ser detectados.

Noutra nota menos importante, também não ter velcro no ombro como no casaco acima é uma falta que achamos desfavorecer o casaco. Mas ao menos deixa-nos meter as mãos nos bolsos...

Mas se o casaco acima em flanela não era bem impermeável (excepto ombros), temos de dizer que este casaco se safou muito bem nuns pequenos testes que fizemos à chuva. Digamos que não é absolutamente impermeável quando a chuva é intensa acaba por humedecer e passar para a roupa de baixo ou pele, mas o revestimento em Teflon de alta densidade confere uma digna protecção quando se joga naquele tipo de chuva menos intensa. Achamos que na neve, este casaco deve ser impecável, mas não nos foi possível testar essa dinâmica.


Características:


-Material 100% polyester "Shark Skin" de dupla camada com exterior revestido a Teflon da DuPont e o interior com flanela perfurada.
- Nove bolsos dispostos pelos braços e peito: um no peito do lado esquerdo com furo interior para headphones, dois nos ombros, dois para as mãos, quatro interiores perfurados, todos com fecho ecláir.
- Colarinho elevado revestido a flanela.
- Cotovelos reforçados.
- Sistema de abertura rápida para alcance da arma, "Quick Side Access".
- Presilhas de ajuste de pulso com velcro.
- Cintura ajustável.
- Velcro nas mangas (Ombros).
- Fechos éclair da YKK.

O casaco Jackal está disponível na Helikon-Tex também em padrões Black e Jungle Green.

Gorro Watch Cap


Até mesmo num simples gorro a Helikon-Tex marca pela qualidade. Na verdade, podemos adquirir qualquer gorro em qualquer marca de qualidade. Mas quantas vezes temos de adaptar às nossas realidades do Airsoft? Quantos de nós já removemos marcas bordadas ou cozidas? E quantas vezes é que encontraram padrões camuflados?

A Helikon apresenta este simpático gorro de flanela que além de super leve, é quente e possui um tipo de flanela que a Helikon alega que não se desgasta para formar aqueles nefastos borbotos. A única etiqueta está no interior e não há qualquer marca bordada ou estampada a estragar o padrão. O tamanho universal garantido pelo tecido elástico garante que cabe em todas as cabeças. Este gorro que analisámos é um complemento impecável e o padrão Woodland PL (Polaco) até combina bem com equipamentos Olive Drab, o Woodland tradicional ou até mesmo com o Camogrom.


Características:

-Tamanho universal.
- Flanela super fina anti-desgaste.

O gorro Watch Cap está disponível na Helikon-Tex também em padrões Black, Olive Green, Coyote, Camogrom, Foliage e Vegetato.

Conclusion

Frio? Qual frio? A Helikon-Tex faz questão que todos os seus utilizadores estejam adaptados às mais diversas circunstâncias. Sim, não andamos propriamente nas montanhas do Afeganistão a lutar contra taliban, mas os nossos "humildes" 5º C nas manhãs de Airsoft de norte a sul do país e ilhas, já dão para tremer um pouco.

A linha Liberty é, para mim, uma boa aposta para se usar coletes tácticos e mesmo assim não prescindir do bom agasalho. Até existir um casaco destes adaptado às realidades tácticas, tínhamos de coser uns velcros para os famosos patches e umas bolsas extras para arrumação. E depois há toda a robustez do próprio casaco, pronto para quase tudo.

A linha Jackal é uma peça de engenharia concebida depois de muitos anos de uso em terreno militar e policial que a Helikon-Tex goza. Não é por mero acaso que o casaco que analisei já tenha sido cobiçado por agentes de autoridade amigos, esta solução de acesso rápido à pistola é genial. A "pele de Tubarão" é genial e até protege de chuva... até encontrarmos o toldo mais próximo, mas pronto.

E mesmo na cabeça já não têm de ter frio com o gorro Watch Cap. Prova que até mesmo em pequenas coisas, a Helikon sabe o que faz.

Mais uma vez, temos de recomendar estes produtos da Helikon-Tex para aqueles dias mais rigorosos. Isto porque faça chuva ou faça sol, o verdadeiro Airsofter não se deixa bater pelos elementos, ou deixa?

Equipamento para análise gentilmente cedido pela Helikon-Tex
www.helikon-tex.com

Esthetism rating: 5/10
Performance rating: 5/10
Precision rating: 5/10
Accessories rating: 5/10
Quality rating: 5/10
Overall rating:
5/10
Comments
AirsoftPortugal







This content will be permanently deleted. Are you sure?

This content will be permanently deleted. Are you sure?

I certify i have the right to distribute this contents and they do not violate the Terms of Use

Description


This resource will be permanently deleted.
Are you sure?

Are you sure that you want to delete this photo?

Message